Meditações Diárias – 19 de outubro

O Dom de Perdoar
2 Coríntios 2.1-11
... quando eu perdoo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, a fim de que satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos os planos dele (VV.10,11).

O exercício do perdão é, ao mesmo tempo, difícil e gratificante. É difícil por causa do nosso velho orgulho que, embora sejamos pessoas cristãs, nos impede de compreender e perdoar as fraquezas dos outros. Mas é gratificante quando, movidos pelo amor de Cristo, subjugamos o nosso orgulho e estendemos a mão num gesto de doação e acolhimento. Perdoar é um dom de Deus.
No texto bíblico de hoje, o apóstolo Paulo menciona “aquela carta” (v. 9). Tudo indica que se trata de uma carta escrita entre a Primeira e a Segunda Carta aos Coríntios, que não consta no Cânone da Bíblia Sagrada. É conhecida como uma “carta severa”. Nela, o apóstolo repreende veemência o homem que o havia caluniado e difamado em meio à congregação. Como consequência do exercício da disciplina cristã, o “caluniador” se arrependeu. Paulo orienta os cristãos de Coríntios para que perdoem e acolham num espírito de brandura e amor fraterno. O perdão abre caminho para que a pessoa possa ser recebida na comunidade cristã.
O apóstolo da exemplo a dizer: “...quando eu perdoo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo”.
Que o amor de Cristo, no qual as promessas de perdão se cumprem para todos os seres humanos, fortaleça-nos o dom de perdoar de coração aos que pecam contra nós.
Oremos:
Pai celestial, que em Cristo perdoas e acolhes aos teus filhos, tu sabes que, sem o teu auxílio, somos presas fáceis de satanás, que planeja nos destruir incutindo-nos o ódio e o rancor. Renova em nós o dom de perdoar, assim como Cristo nos amou e nos perdoou. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, ficamo honrados com a sua presença e opinião... fique com A paz de cristo.